Ao todo a Adutora de Pedras Altas, que irá substituir a água da Barragem de São José.
Os Territórios da Bacia do Jacuípe e Sisal na Região Sisaleira da Bahia serão beneficiados com água doce nas torneiras. Ao todo a Adutora de Pedras Altas, que irá substituir a água da Barragem de São José do Jacuípe vai beneficiar 12 sedes municipais e vários povoados da região atendendo a 300 mil pessoas.
De acordo com o Presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, "além de salobra, a barragem (de São José) está muito baixa, o que torna a qualidade muito pior. É uma obra estruturante, onde estamos investindo aproximadamente de R$ 60 milhões".
Ele também falou sobre a adutora que está sendo construída, com cerca de 70% já executados, na região de Senhor do Bonfim.
A obra foi uma indicação da deputada estadual Neusa Cadore (PT). "Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento desta região", comentou Cadore.
A adutora que levará de água bruta, com 38,6 km de extensão, ligando a captação de água da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, à adutora da barragem de São José do Jacuípe, Estação de Tratamento de Água (ETA), as três estações elevatórias, os dois reservatórios com capacidade para armazenar 1,4 milhões de litros, além da construção de 45 km de linha de transmissão de energia elétrica e uma subestação.
Barragem de Pedras Alta
Essas comunidades serão beneficiadas com a construção da interligação da Barragem de Pedras Altas, construída em 2002, ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Sisal e segundo o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, “além de salobra, a barragem (de São José) está muito baixa, o que torna a qualidade muito pior. É uma obra estruturante, onde estamos investindo aproximadamente de R$ 60 milhões”, falou Abelardo.
A deputada está esperançosa que, com os resultados que esta integração proporcionará na melhoria da qualidade de vida das pessoas, depois da obra pronta passarão a contar com água de qualidade, tendo em vista que hoje recebem água salobra, proveniente da Barragem de São José. “A qualidade de água do Rio Jacuípe, que abastece a Adutora do Sisal, apresenta elevado teor de cloretos o que torna a água imprópria para o consumo humano, com alto índice de rejeição pela população e por essa razão indicamos esta obra ao governador Jaques Wagner e ele prontamente atendeu”, lembrou a parlamentar.


