Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Carlos Sena Passos: mais um artista que Mairi emprestou ao mundo

 
Carlos Sena Passos

Carlos Sena Passos é mais um artista que Mairi revelou para o Mundo. Nasceu em Mairí em 1952 e com apenas um ano de idade mudou-se para Nanuque (MG). Mesmo vivendo fora de sua terra natal, manteve o sentimento de pertencimento ao solo natal. Há mais de 40 anos reside em Goiânia, onde atualmente trabalha como artista plástico e professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Personalidade inserida na cultura goiana foi agraciado em 2012 com a Medalha de Mérito Cultural, Artes Plásticas, Comenda conferida pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, entregue numa cerimônia que teve lugar no Palácio das Esmeraldas em Goiânia, presidida pelo próprio Governador Marconi Perillo. A propósito, essa foi a segunda comenda que Carlos Sena Passos recebe oficialmente do Estado que o adotou: em 2011 foi também agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera , a mais alta distinção que o Estado de Goiás confere aos prestadores de relevantes serviços para o seu progresso e a construção da sua memória.

Carlos Sena Passos tem uma vitoriosa carreira como artista plástico, como professor, como gestor cultural e divulgador das artes plásticas em Goiás. Sua obra artística, feita em pintura, objeto, instalação e colagem digital, participou de gabaritadas exposições individuais e coletivas, regionais, nacionais e internacionais. Integra a Coleção Gilberto Chateaubriand e do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), acervo do Museu Casa das 11 janelas, Belém (PA) e Acervo do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (GO), dentre outros. É Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (SP) e professor dae História da Arte na Faculdade de Artes Visuais da UFG.

Participou ativamente da criação da Galeria da FAV/UFG e da implementação do Centro Cultural UFG, que sob a sua direção obteve para o acervo obras de artistas contemporâneos nacionais, doadas pelo Prêmio CNI/SESI Marcantônio Vilaça, FUNARTE, Bozano Simonsen, Banco Central e Itaú Cultural. Vencendo o Edital da Funarte, realizou o 1° Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste com a participação de importantes críticos nacionais e artistas da região.

Em exposição:

VISITEM O MUSEU - Três pinturas da década de 80, de autoria de Carlos Sena, estão expostas ao lado de obras de Siron Franco e Pitágoras, na mostra Exposição Coletiva "Acervo MAG". Elas poderão ser vistas até o dia 08 de março de 2013.

Visitação: 29 de novembro de 2013 a 08 de março de 2014
Endereço: Museu de Arte de Goiânia – Rua 01, nº. 605 – Bosque dos Buritis – Setor Oeste.
Horário: terça a sexta das 8:30 as 17:00
Sábado e domingo das 10 as 17 h
Agendamento: (62) 3524-1196 e 3524-1189


Da Redação do Blog Mairi News