Mr Ynet

Mr Ynet

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Atitudes Positivas: Por uma cidade mais limpa em 2013

A cidade está ficando mais limpa!
Funcionários da limpeza urbana de Mairi passam há trabalhar oito horas por dia, e com isso pela primeira vez na história da cidade, todos eles passarão a receber um salário mínimo, assim aumentando a sua renda familiar. 

Por onde se passa nas ruas de Mairi, vemos homens e mulheres trabalhando com vassouras, pás, enxadas, e outras ferramentas de limpeza deixando a cidade cada vez mais limpa e agradável.

Conforme fomos informados, são quase trinta homens e mulheres trabalhando praticamente o dia todo em vários pontos da cidade, sendo supervisionados pelos fiscais da prefeitura. Essa ação foi planejada pelo novo gestor municipal (Raimundo Dentista), desde a sua campanha, pois, a própria população estava cobrando isso devido a grande quantidade de lixo que existia nas ruas.

Mais uma vez, parabenizo a equipe de governo do prefeito Raimundo Dentista, e o Secretario de Infraestrutura Jonilson Cerqueira, e sua equipe, por está grande limpeza que vem realizando em nossa cidade. É visível a satisfação dos moradores por onde passamos.

O tema do lixo é uma questão fundamental a ser enfrentada pelo futuro prefeito, especialmente no que diz respeito a uma política mais eficiente de recolhimento dos resíduos produzidos pela população de Mairi. Mas esta é uma questão que só será resolvida com o apoio e reeducação dos seus habitantes, especialmente no que diz respeito ao consumo (e o seu descarte) mais consciente.

Agora, o problema é promover um programa de educação ambiental para que a sociedade participe de forma mais ativa e conscientemente deste processo, o que, na visão do Secretário Jonilson, deve durar por muito tempo.

"A sociedade precisa entender que ela é corresponsável. No imaginário popular, existe a impressão de que basta estar em dias com os nossos impostos para se 'lavar as mãos'. Temos que ter uma nova prática com o ambiente. Muitas pessoas acham que dentro do seu carro ou do ônibus é o espaço que deve estar limpo e jogam o lixo no espaço público, tem esse vício cultural. Claro que aí tem que existir uma atuação do poder público para fazer entender essa corresponsabilidade".

"Já é um avanço para diminuir as sujeiras das ruas da cidade. Mas agora, para dar certo, depende também do próprio cidadão adotar este costume. O nosso objetivo é de proporcionar ruas mais limpas com o mínimo de inconveniência para residentes.”

Redação e Fotos: Mairi News