Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Conheça quem foi Frei Apolônio de Todi, Italiano que fundou e construiu a Capela da Santa Cruz do Monte da cidade de Mairi.

Em 1591 a bandeira de Gabriel Soares de Sousa, partiu do Rio Jaguaripe para Jacobina, em busca de minas de ouro e de prata. Em 10 de abril de 1655 grande sesmaria concedida a João Peixoto Vieiras pelo Governador D. Jerônimo de Ataíde (6º), Conde de Atouguia (1654-1657), entre os Rios Paraguaçu e Jacuípe até suas nascentes. Em 1795, foi construída a capela da Santa Cruz, por monges liderados por Frei Apolônio de Todi e os moradores. Em 1808 Saturnino Gomes de Oliveira registra a fazenda Santa Rosa de onde se originou a cidade de Mairi. Em 1822, o segundo proprietário da fazenda Santa Rosa, mudado o nome para Monte Alegre, faz doação de cem braças quadradas para edificação da capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.

Frei Apolônio de Todi

Na região da Úmbria, próximo a Assis, está Todi. Nessa cidade do centro da Itália nasceu Frei Apolônio que, entre nós, celebrizou-se como Frei Apolônio de Todi, numa alusão à sua terra de origem.

Frei Apolônio nasceu em 23 de janeiro de 1747. Ainda muito jovem ingressou na Ordem dos Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 1772, contando então com 25 anos de idade. Poucos anos depois, transferiu-se para o Brasil, onde viveu sua vocação missionária. Morreu no dia 14 de julho de 1828.

Sem dúvida, Frei Apolônio de Todi foi o primeiro religioso a adentrar as nossas caatingas para realmente missionar. Podemos dizer que o Evangelho entrou no sertão através do seu verbo e do seu testemunho.

Euclides da Cunha chegou a chamá-lo de “apóstolo dos sertões”. Quis o célebre escritor, dessa forma, reconhecer o talento e a bravura do capuchinho, mostrando a importância do mesmo na formação da nossa história regional.

Em grande parte da Bahia o frade italiano deixou sua marca. Do sertão, passando pelo Recôncavo, ele chegou até o sul do Estado. Muitas cidades por onde passou, guardam ainda um sinal da sua atuação missionária.

Da redação do blog Mairi News