Mr Ynet

Mr Ynet

sábado, 26 de julho de 2014

O Comitê do Plebiscito Popular de Mairi participa de Curso dos Mil.

O Comitê do Plebiscito da cidade Mairi participou nesse sábado do curso dos mil do Plebiscito Constituinte. O evento foi realizando na UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, Representaram o Comitê de Mairi a Diretora do STTR Valdirene, Carlos César e João Henrique da Associação Comunitária de Mairi – ASCOM e MairiFM, Fernando Rios Pacheco da FEAM - Federação das Associações de Mairi e Gidelson Silva e Maisa Oliveira da PJMP de Mairi. O Curso dos Mil tem como objetivo de formar multiplicadores para atuar no Plebiscito Popular nas suas comunidades de origem.

O que é o plebiscito?
O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo. Entre 1 e 7 de setembro, será realizada a consulta e a pergunta é direta: você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

Em sintonia com o povo nas ruas, a Presidenta Dilma propôs em junho do ano passado, a convocação de um plebiscito popular para que os brasileiros decidam sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política. Proposta que a Presidenta reiterou em seu pronunciamento por ocasião do Dia dos Trabalhadores deste ano.
No Congresso, apenas 9% das parlamentares são mulheres, embora metade da população brasileira seja feminina. E apenas 8,5% dos parlamentares são negros, num País em que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros.

Sem reforma política profunda, não irá avançar no Congresso Nacional a pauta unificada da classe trabalhadora, que há anos o Movimento Sindical busca aprovar. Entre as reivindicações, citamos a proposta de emenda à Constituição (PEC 239) que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais; a regulamentação da Convenção 158, da OIT, sobre a demissão imotivada; e o projeto de regulamentação da terceirização (PL 1621/07).

Por isso, e para avançar mais e conquistar mudanças estruturais nas condições de trabalho no Brasil, é imprescindível o Movimento Sindical, Estudantil e Camponês aprofundem seu compromisso com o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que está sendo organizado por dezenas de movimentos populares, sindicais e pastorais.
Contatos
plebiscitoconstituinte@gmail.com
Facebook: /plebiscitoconstituinte@PleConstituinte

Do blog Mairi News com informações Carlos César