Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Consórcio Jacuípe apresenta o selo SIM/SUASA em Mairi

Na terça-feira, 29 de julho, o  Consórcio Jacuípe realizou uma reunião na cidade de Mairi em parceria com a secretária de agricultura local, para apresentar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)  e o  (SUASA) Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, que estão sendo implantados nos 14 municípios do Território da Bacia do Jacuípe e nos que estão em processo de incorporação, Capim Grosso e Serrolândia.

A  atividade reuniu agricultores e proprietários de estabelecimentos  que comercializam ou produzem produtos derivados de origem animal e que tem interesse em  se adequar ao selo SIM/SUASA, sendo necessário que estes invistam em estrutura e materiais, de acordo as  normas previstas no regulamento que será  aprovado nas câmaras de vereadores, para que os mesmos possam comercializar seus produtos em supermercados, na feira livre do município, entre outros locais e ainda vender  para outros  municípios do Território e para programas do governo como o PNAE.
O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe está cadastrando individualmente nos 16 municípios, agricultores, comerciantes e empreendimentos coletivos desse seguimento, que pretendem realizar os devidos investimentos para se adequar as normas  e receber o selo SIM/SUASA. Os interessados(as) podem entrar em contato com o Consórcio através do telefone (75) 36932403 ou pelo e-mail contato@cdsjacuipe.com.br .

O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), regulamentado em 2006, é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios e estados, através da adesão do SIM ao SUASA, os produtos inspecionados por qualquer instância do sistema SUASA, podem ser comercializados em todo o território nacional.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pelo controle da qualidade dos alimentos processados de forma artesanal ou em agroindústrias de pequenos produtores rurais. A liberação de produtos para comercialização é mediante análises que garantam a qualidade microbiológica e nutricional dos alimentos, tendo como responsáveis os municípios e neste caso será desenvolvido em parceria com o Consórcio Jacuípe.
Texto: VR14 por Jorge Henrique
Fotos: Mairi News