Mr Ynet

Mr Ynet

domingo, 24 de agosto de 2014

Indianos visitam Pintadas para conhecer as práticas do projeto Adapta Sertão

 

Durante os dias 18 a 20 de agosto, uma delegação de Indianos representantes do banco de desenvolvimento rural NABARD conheceu as iniciativas de convivência com o semiárido que o Adapta Sertão desenvolve no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe e seu entorno, no semiárido da Bahia.

O NABARD (National Bank for Agriculture and Rural Development, em português Banco Nacional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural), é  a principal instituição financeira de desenvolvimento rural do país. Vieram conhecer as metodologias de trabalho do Adapta  Sertão, em especial as formas de manejo da água através de tecnologias de irrigação e dessalinização, além da fomentação da agricultura familiar em condições climáticas adversas.  Os técnicos indianos ficaram muito interessados nos aspectos de sustentabilidade do projeto.
Foram realizadas visitas há a alguns agricultores e agricultoras beneficiados (as) pelo Adapta Sertão no município de Pintadas, onde foram demostradas as novas formas de trabalho  no campo e as ferramentas implementadas  pelo Projeto para garantir produção com sustentabilidade.

Os estrangeiros também conheceram alguns empreendimentos geridos pela cooperativa Ser do Sertão, como a agroindústria de produção de polpas de frutas  e a loja de ferramentas  agrícolas e rações.
Além das atividades de campo, foram realizados momentos de reunião para compartilhamentos de conhecimentos e realidades entre indianos e brasileiros, onde   foi apresentada a Rede Adapta Sertão e sua atuação com base no cooperativismo, as pesquisas sobre as mudanças climáticas na região e as dificuldades enfrentadas  para alcançar os objetivos do Projeto.

Esta foi a primeira comitiva de indianos, a segunda estará conhecendo as iniciativas do Adapta Sertão durante os dias 1° a 3 de setembro. Espera-se a partir de essa visita que possa haver um maior intercambio entre os dois países no campo de desenvolvimento da agricultura familiar. Fonte VR14