Mr Ynet

Mr Ynet

domingo, 5 de outubro de 2014

Confira curiosidades do 1º turno das eleições 2014

Treze estados definiram o governador no 1º turno. O PMDB venceu em quatro (Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins); o PT, em três (Bahia, Minas Gerais e Piauí); e o PSDB, em dois (Paraná e São Paulo). PC do B (Maranhão), PDT (Mato Grosso), PSB (Pernambuco) e PSD (Santa Catarina) elegeram um.

Entre as mais de 5 mil cidades do país, Inhaúma (MG) e Rio Crespo (RO) foram as únicas que registraram empate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). No município mineiro, cada um obteve 1.571 votos. Na cidade rondoniense, ambos tiveram 990 votos.

O candidato Celso Russomanno  (PRB) foi o mais votado para deputado federal em São Paulo. Russomanno alcançou mais de 1,5 milhão de votos, ficando à frente de Tiririca (PR), que somou mais de 1 milhão. O pastor Marco Feliciano (PSC) ficou em terceiro, com quase 400 mil votos.

Dos 27 senadores eleitos neste ano, apenas 5 são mulheres, o que corresponde a 18,5% do total. São elas Rose de Freitas (PMDB-ES), Simone Tebet (PMDB-MS), Fátima (PT-RN), Maria do Carmo (DEM-SE) e Kátia Abreu (PMDB-TO).

Campeão mundial pela seleção brasileira em 1994, o ex-jogador Romário (PSB) foi eleito senador pelo Rio de Janeiro com 4,6 milhões de votos. Atual deputado federal pelo PSB, o ex-centroavante venceu César Maia, o segundo colocado na disputa.

No primeiro turno da eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff venceu em 15 estados, enquanto o tucano Aécio Neves ganhou em nove e no Distrito Federal. A candidata Marina Silva (PSB), que ficou fora do segundo turno, venceu em 2.