Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Gestão Construindo uma Nova História promove capacitação dos agentes de endemias e comunitários e orienta-os no combate a febre Chikungunya

Com o objetivo de atualizar os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, prioritariamente e preocupada com vários casos da FEBRE CHIKUNGUNYA confirmados em Feira de Santana e alguns suspeitos em municípios próximos ao nosso, a Gestão Construindo uma Nova História, através da Secretaria Municipal de Saúde de Mairi proporcionou um momento de capacitação destes Profissionais, orientando-os acerca de técnicas usadas para combater o mosquito que transmite a doença, identificá-la, além de informá-los sobre a transmissão, evolução, controle, encaminhamentos e tratamento da mesma.
A febre Chikungunya é causada pelo vírus CHIKV e, assim como a dengue e a febre amarela, é transmitida pela picada de um mosquito e apresenta risco para a população brasileira.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dor muscular, manchas na pele, náusea, vômito e dores nas articulações, que é a mais característica manifestação da doença. Em alguns casos, o paciente também apresenta conjuntivite, alterações dermatológicas, insuficiência renal, hepática e manifestações no Sistema Nervoso Central.
A prevenção é similar à da dengue. Como não existem vacinas para estas enfermidades, a melhor maneira de evitar o contágio é não deixar água parada e evitar a proliferação do mosquito.

Este é o diferencial da Gestão 2013-2016, se empenhando constantemente, disponibilizando subsídios em prol da Saúde da população mairiense.

Fonte: Ascom - Prefeitura Municipal de Mairi