Mr Ynet

Mr Ynet

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

3º Batizado e Troca de Cordas da turma do Mestre Furacão é realizado, em Mairi

Aconteceu na manhã deste domingo, 07 de dezembro de 2014, no salão da AABB de Mairi o encontro de Capoeira, Batizado, Troca de Cordas e formatura da turma do Mestre Furacão e sua graduação.  O evento contou com a cobertura do blog Mairi News. 

O evento foi ministrado pela professora de História Ivis que abriu o evento com referência aos orixás, logo após foi formado a mesa, onde foram convidados os Mestres Serjão e Pezinho de Capim Grosso, o professor formado Edson de Mundo Novo, o Instrutor Noé de Piritiba o aluno formado Sinho de Piritiba, o aluno graduado Nem Molengo de Piritiba o Instrutor Morcego de Piritiba, Alfeu representante da resistência capoerista mairiense e o agora mestre Furacão Lucivaldo de Mairi e a secretaria de Assistência de Mairi Maria do Carmo.
Além de alunos da sede, também marcaram presença no evento, alunos dos Distritos de Aroeira e Angico, que também receberam seus cordões. Após os alunos do Mestre Furação serem batizados foi a vez dele ser graduado e receber o cordão branco e vermelho e passar a ser Mestre de Capoeira
Ex-Contra Mestre Furação sendo graduado para Mestre

Veja também: Roda de capoeira recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Dança, luta, símbolo de resistência e uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil, a roda de capoeira recebeu no dia (26/11) o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Após votação durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Paris, a roda de capoeira ganhou oficialmente o título.

O reconhecimento representa um tributo à capoeira como manifestação cultural importante, que durante séculos foi criminalizada, além de dar visibilidade internacional. Além disso, reconhece que o Brasil tem políticas públicas para cuidar do seu patrimônio cultural.

“O reconhecimento da roda de capoeira pela Unesco é uma conquista muito importante para a cultura brasileira. A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, é um patrimônio a ser mais conhecido e praticado em todo o mundo”, destacou, em nota, a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler.

Da redação do Mairi News