Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Campeonato Intermunicipal ganha às páginas de um dos maiores jornais do Nordeste

Capaz de mobilizar multidões nas cidades do interior em cada partida, o Campeonato Intermunicipal de Futebol chega à sua decisão da edição 2014 no próximo domingo (21). Com grande prestígio entre os amantes do esporte, a competição também já ganhou a admiração de grandes veículos de comunicação do país.

Já no início desta semana, nas edições dos dias 14 e 15 de dezembro, o A Tarde, um dos maiores jornais impressos do Norte-Nordeste dedicou reportagens para descrever a dimensão do maior campeonato de futebol amador do Brasil. As publicações destacaram a primeira final, realizada em Cachoeira, no dia 14, e deram ao leitor informações detalhadas sobre a grandeza do certame. Além disso, o veículo abordou histórias de jogadores considerados “amadores”, que viveram e vivem do Intermunicipal, e conseguiram êxito nos seus projetos pessoais de sustento com o futebol.

Um dos atletas citados por A Tarde é o zagueiro Paulão, titular absoluto do Internacional, que terminou o Brasileirão 2014 na 3ª colocação e garantiu vaga na Libertadores da América. O jogador, que também chegou ao título brasileiro em 2013, mas pelo Cruzeiro, compareceu ao primeiro duelo entre Cachoeira e Santaluz, vencido pelos cachoeiranos por 2 a 1.
Paulão fez questão de prestigiar a competição onde deu seus primeiros passos no futebol. O defensor, hoje conhecido em todo o país começou a carreira na Seleção de Simões Filho, sua cidade natal.

Em entrevista à reportagem de A tarde, o zagueiro falou da importância do Intermunicipal para o futebol nacional. “Dá para ver que o Intermunicipal é muito forte. Espero que muitos alcancem o patamar que alcancei”.

Antes de A Tarde, a revista Placar já havia dedicado uma grande publicação para falar sobre a importância da competição na geração de empregos e renda, além da revelação de jogadores para o futebol mundial. 

O veículo, um dos maiores do segmento esportivo no Brasil revelou para os que não conheciam a fama do Intermunicipal os diversos jogadores que representaram o país nos principais torneios internacionais e alguns deles, até, alcançaram o ponto mais alto da carreira de um jogador profissional, o título de uma Copa do Mundo, após terem iniciado a carreira na maior competição do futebol amador brasileiro.

Entre os grandes craques revelados pelo Intermunicipal estão Raimundo Nonato, o Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia e que iniciou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Aldair, zagueiro tetracampeão do mundo pelo Brasil, que começou na Seleção de Ilhéus; Edílson Capetinha, penta campeão mundial com a Seleção Brasileira e revelado pelo selecionado de Castro Alves, em 1988 e 1989; Júnior Nagata, também penta pelo Brasil, começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993, e neste ano dá nome ao troféu de campeão da competição; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções; Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, que iniciou na Seleção de Valença, inclusive sendo artilheiro em 1999, com 16 gols; Neto Berola, que deu seus primeiros passos no futebol pela Seleção de Buerarema, em 2008, e após passagem por Vitória e Atlético (MG) se encontra no futebol árabe; Vandick, que defendeu a Seleção de Conceição do Coité, além de Bahia, Flamengo e hoje é presidente do Paysandu; Charles, revelado na Seleção de Itapetinga, campeão brasileiro pelo Bahia e hoje técnico do Sub-20 do Tricolor; Washington, que iniciou na Seleção de Valença e fez história no Atlético (PR) e no Fluminense; Jorge Campos, que atuou na Seleção de Ipiaú e no Bahia e Atlético (MG); Claudir que começou na Seleção de Vitória da Conquista e também foi campeão brasileiro pelo Bahia; e Uelliton, que defendeu a Seleção de Euclides da Cunha, se profissionalizou no Vitória passou por Cruzeiro e Coritiba e hoje defende o Bahia entre outros diversos nomes de destaque.

Santaluz e Cachoeira decidiram o título desta edição. Mas, além da taça de campeão, também estará em jogo o futuro de jovens sonhadores que poderão logo em breve despontar como novas revelações do futebol brasileiro e mundial. FBF