Mr Ynet

Mr Ynet

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prouni inscreve para bolsas de estudo até esta quinta-feira (29)

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 também pode usar a nota da prova para disputar uma das bolsas de ensino oferecidas pelo Programa Universidade para Todos, o Prouni. As inscrições para solicitar uma bolsa de estudo integral ou com 50% de desconto na mensalidade começaram na segunda-feira (26).

Na Bahia, o programa oferece 9.334 bolsas, que podem ser consultadas no site (siteprouni.mec.gov.br). O prazo se estende até as 22h59, horário da Bahia (23h59 de Brasília) da quinta-feira, dia 29. Em Salvador, 30 instituições oferecem 3.544 bolsas em 89 cursos - 59% dessas vagas garantem o custeio de toda a mensalidade.

Na capital, cinco candidatos devem conquistar isenção da mensalidade mais cara do processo - R$ 5.487, do curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). Diferente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Prouni envolve apenas instituições particulares de ensino superior.

Para participar é preciso estar dentro de critérios de renda - 1,5 mínimo per capita para bolsa parcial e 3 salários mínimos per capita para bolsa integral, ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter tido bolsa integral em colégio particular.

Também não pode ter diploma de graduação e não vale ter tirado zero na redação. A nota mínima no Enem para concorrer a uma bolsa pelo Prouni é 450.  O Prouni prevê duas chamadas: a primeira, no dia 2 de fevereiro, e a outra no dia 19.

As notas no Enem também servem para concorrer a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), que disponibiliza vagas gratuitas em cursos profissionalizantes em instituições públicas e privadas, além de vagas no programa Ciência Sem Fronteiras e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - cujo site deve voltar ao ar ainda essa semana, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Também é possível conseguir a certificação do ensino médio e voltar a concorrer pelo Sisu no segundo semestre.