Mr Ynet

Mr Ynet

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Observando um dos Cartões Postal da cidade de Mairi

11:h 10min manhã de domingo, dia 1º de fevereiro de 2015, aqui do Posto Mairi, observamos à beleza que é o nosso Monte da Santa Cruz, um dos Cartões Postal da cidade de Mairi.

A capela da Santa Cruz do Monte Alegre, como a designam, é o cartão postal da cidade de Mairi. Realmente. Qualquer que seja o ponto de quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto, dominando extenso e vasto panorama. Assentada a cavaleiro na parte mais proeminente do monte, a capela tem dimensões reduzidas, com nave de dez por quatro metros e dividida em duas partes, separadas por um arco.

Em 1795, foi construída a capela da Santa Cruz, por monges liderados por Frei Apolônio de Todi e os moradores. Em 1808 Saturnino Gomes de Oliveira registra a fazenda Santa Rosa de onde se originou a cidade de Mairi. Em 1822, o segundo proprietário da fazenda Santa Rosa, mudado o nome para Monte Alegre, faz doação de cem braças quadradas para edificação da capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.

Da redação do Mairi News