Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal, no 3º ano do Legislativo é realizada em Mairi

O atual Presidente da Câmara de Vereadores de Mairi, biênio 2015/2016, Rogério Freitas Coelho, presidiu a abertura dos trabalhos da Sessão Legislativa da Câmara Municipal, no 3º ano Legislativo. (Plenário Raimundo Batista dos Santos).

Rogério Coelho, Presidente da casa, abriu os trabalhos anunciando que a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos seria realizada em homenagem a Senhora Maria José, que prestou um excelente trabalho durante 40 anos na Casa Legislativa de Mairi.

A sessão foi realizada na noite desta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015, e, contou com a presença do Prefeito Raimundo de Almeida Carvalho, que foi convidado pelo presidente para fazer parte da mesa e, uso da palavra na Tribuna Ver. Leibnitz Gomes  Leal.

A Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos, seria realizada no dia 06 de fevereiro, mas por motivo do falecimento da Senhora Maria José Santana Muritiba, ex-funcionária da Casa Legislativa, o presidente Rogério Coelho decidiu suspender e remarcar para esta sexta-feira, dia 20.
Prefeito, Raimundo Dentista

O prefeito Raimundo Dentista na sua fala pautou sobre o atraso de  salário que não só Mairi vem sofrendo, mas toda região, o prefeito também citou conquistas da Gestão Construindo Uma Nova História e, de muitas outras que virão até o fim de seu mandato, ele também explicou para o público presente e aos ouvintes a situação do Mercado Municipal e outras obras que estão paradas no município. Já no final de sua fala o prefeito, disse que não chamou nenhum vereador nem o vice-prefeito, Aliomar Muritiba para participar das decisões que ele já tomou no mês de janeiro desse ano corrente.


O prefeito também disse na sessão que o dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), só chega a R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), quando era preciso no mínimo à quantia de R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais), mas mesmo assim não vai baixar a cabeça para os problemas e vai continuar lutando e batendo de frente com os deputados e senadores da bancada da Bahia em Brasília.
Presidente, Rogério Coelho

Após a fala do prefeito o presidente Rogério Coelho, abriu um tempo de dez minutos para cada vereador de um partido fazer uso da palavra. O presidente Rogério Coelho, encerrou a primeira Sessão do 3º ano Legislativo, homenageando a  Senhora Maria José, que prestou relevante serviço a Câmara de Vereadores, agradeceu a presença do prefeito Raimundo e de todos ali presente.

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mairi eleita para o biênio 2015/2016, é formada pelo novo Presidente, Rogério Coelho (PDT), o Vice-Presidente, Luiz do Angico (PMDB), o 1º Secretário, Rui da Sucan (PSDB) e o 2º Secretário, Dr. Tadeu (PP).

A Câmara Municipal de Vereadores de Mairi é composta por 11 vereadores:

Vereadores da Situação: Almir Rodrigues de Almeida (PSDB), Janolino Fernandes de Oliveira (DEM), Tadeu Matos Pacheco (PDT), Jucelino Dantas Almeida (DEM), Rogério Freitas Coelho (PDT) e Rui Nerges da Silva Barberino (PSDB).

Vereadores da Oposição: Cleomenes de Matos Girardi (PT), José Alan Oliveira Almeida (PMDB), José Tadeu Fernandes de Lima (PP), Luiz Nascimento da Silva (PMDB) e Roque Nilson Ferreira Carneiro (PMDB)

A Câmara

A Câmara Municipal de Vereadores de Mairi exerce o Poder Legislativo do Município, e é composta por 11 vereadores que, eleitos pelos cidadãos no pleno exercício dos direitos políticos, por meio de sistema proporcional, representam toda a comunidade. A legislatura tem duração de 4 anos. Harmônico com os demais poderes, Executivo e Judiciário, o Poder Legislativo preserva sua autonomia administrativa e financeira.

As reuniões da Câmara Municipal de Mairi ocorrem de primeiro de fevereiro a sete de julho, e de primeiro de agosto a trinta de dezembro, em sessões ordinárias, extraordinárias e especiais, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa. Salvo disposições contrárias previstas na Lei Orgânica do Município, as sessões do Legislativo Municipal são públicas, presente a maioria absoluta de seus membros, e as deliberações são tomadas pela maioria de voto.

Compete à Câmara Municipal, dentre outras atribuições, eleger sua Mesa Diretora (eleita a cada 2 anos) e dar posse ao chefe do Poder Executivo, instituir e autorizar normas e condutas inerentes à municipalidade, votar os projetos de lei de diretrizes orçamentárias, de lei orçamentária anual e de plano plurianual, fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, denominar bairros, praças, vias, logradouros públicos, bem como sua modificação.

A iniciativa popular está garantida no âmbito do Poder Legislativo Municipal, podendo ser tomada por X% do eleitorado mediante apresentação de projeto de lei, projeto de emenda à Lei Orgânica do Município e veto popular à execução de lei. Os primeiros, inclusive, têm prioridade de inscrição na ordem do dia da Câmara, sendo discutidos e votados em, no máximo 60 dias, garantida a defesa em plenário de representante dos interessados na matéria.

A Câmara Municipal de Mairi fica situada na Rua Dr. Manoel Alves Bellas, 42 - Centro - Mairi – Bahia - Cep.: 44.630-000 Fone: (74) 3632 2062

Da redação do Mairi News