Mr Ynet

Mr Ynet

terça-feira, 28 de abril de 2015

Secretaria de Saúde de Mairi realiza treinamento sobre doença Exantemática Indeterminada

Preocupada com o aumento dos casos da doença exantemática indeterminada que vem atingindo vários municípios baianos, incluindo Mairi, a Secretaria Municipal da Saúde realizou na manhã desta terça-feira (28),no Centro Cultural, uma reunião com os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e agentes de endemias) do município e do hospital Luís Eduardo Magalhães, para reforçar as informações quanto ao quadro clínico da doença, a importância das notificações, a coleta do material para sorologia e as orientações ao paciente.Com o surgimento na Bahia, mas especificamente em Camaçari, desta doença, que ainda não tem diagnóstico específico, todos os serviços de saúde ficaram em alerta, pois a disseminação é rápida e atinge um grande número de pessoas.
As manifestações clinicas observadas, até o momento são: manchas avermelhadas e com um ligeiro relevo que pode se estender para braços, tronco, coxas e nádegas, febre baixa ou ausência de febre. Podendo apresentar também, dor e edema nas articulações, dor de cabeça, fadiga e dor muscular. Os sinais da doença se manifestam por um período que varia de 3 a 7 dias. Os profissionais de saúde têm receitado antialérgicos e antitérmicos aos pacientes, como forma de amenizar os sintomas. Devido ao seu quadro clínico ser parecido com o de outras doenças exantemáticas como dengue, chikungunya e sarampo, é fundamental que as pessoas procurem um serviço de saúde imediatamente. Ressaltando que temos no nosso município casos confirmados de dengue. Somente o exame de laboratório é que poderá descartar estas outras doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde vem tomando todas as medidas necessárias para manter a situação sob controle como: preparando os profissionais para o atendimento e as condutas a serem tomadas, fazendo bloqueio focal, investigando os casos suspeitos, alertando a população através de carro de som, blogs e rádio. Está sendo programada atividades educativas para as escolas da sede, local onde existe o maior número de focos, a serem realizadas por todos os profissionais de saúde do município.

ASCOM: Prefeitura Municipal de Mairi