Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bocapiu das Artes promoveu o maior encontro de Artes do Interior Baiano

Bocapiu é o nome dado no interior da Bahia a uma sacola confeccionada artesanalmente com palha, comumente usado para feiras, onde se coloca todo tipo de mercadoria. Foi com base nessa definição que o Bocapiu das Artes, a IV Feira Cultural do Centro Norte da Bahia, foi realizada nos dias 15, 16 e 17, de maio, em Capim Grosso. Ao invés de se colocar mercadorias, neste bocapiu foi feita uma mistura das mais variadas artes encontradas na região, como dança, teatro, circo, artesanato, música, fotografia e culturas populares.

A IV Feira Cultural é uma realização da Associação Educativo-Cultural Tarcília Evangelista de Andrade (AEC-TEA), com o apoio do Fundo de Cultura da Bahia e Secretaria de Cultura, além da Rádio Contorno FM, Jornal Folha Regional e Prefeitura Municipal de Capim Grosso. Com a participação de artistas e artesãos de São José do Jacuípe, Quixabeira, Senhor do Bonfim, Jacobina, Serrolândia, Tucano, Caldeirão Grande, Saúde, Caém e Capim Grosso, alcançando cinco territórios de identidade. Promovendo assim a maior feira de artesanatos da região, além de apresentações artístico-culturais e oficinas de formação nas áreas de Contação de Histórias, Circo, Teatro, Tecelagem, Tranças, Captação de Recursos, Confecção de Bonecos, Mesa Redonda de Capoeira e Aulão de Dança.
A Feira aconteceu na Praça 09 de Maio, atraindo cerca de seis mil pessoas nos três dias de eventos, com a participação estimada de 200 artistas, colaborando para a comercialização dos produtos artesanais, oportunidades de grupos e artistas exibirem suas artes, fortalecimento das culturas populares, que são pouco valorizadas, integração e intercâmbio cultural entre os municípios, estabelecendo e fortalecendo os laços artísticos, solidários e voluntários, que são os principais elementos para que a mesma possa acontecer. Sendo o espaço do Bocapiu das Artes aberto a todos, que mostram suas artes de forma gratuita e voluntária.

A organização e participantes do evento entendem que o Bocapiu das Artes e de extrema importância para a continuidade, valorização e organização da cultura do interior da Bahia, sendo uma produção de artistas para artistas e comunidade em geral, tendo nesta 4ª edição avançado em diversas questões, sendo esta perspectiva de crescimento visada para o próximo ano.

Do Blog Mairi News com informações e fotos do Bocapiu das Artes