Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 27 de maio de 2015

II Etapa de Formação Humana é realizada em Mairi

Aconteceu neste ultimo final de semana (23-24.05.2015), no Centro de Espiritualidade Nossa Senhora das Dores – Com. Srº do Bonfim, a II Etapa da Formação Humana 2015 realizada Pastoral da Juventude do Meio Popular da paróquia Nossa Senhora das Dores – Mairi. A formação teve como tema “A Sexualidade e a afetividade diante do meu compromisso Cristão”.

A formação iniciou-se no sábado (23.04.2015) pela manhã com a acolhida e apresentação dos jovens, em seguida a oração inicial. Finalizando esse primeiro momento, foi iniciado o conteúdo com a assessoria da assistente social Auristela Castro, onde foi discutido sobre a sexualidade, e a definição de sexo, gênero e sexualidade, e feito uma breve linha histórica sobre a história da sexualidade. E também discutido sobre a afetividade, que é o estado psicológico que permite, ao ser humano demonstrar os seus sentimentos, emoções e paixões, e o afeto em si, seria uma atitude, e não somente um sentimento. Percebendo assim, que a afetividade é a base da vida, inclusive nas relações sociais. Ainda pela manhã com foi falado sobre planejamento familiar, na oportunidade vários jovens tiraram suas dúvidas.
Pela parte da tarde, após o almoço, com o apoio do jovem Guilherme Santos, foram feitos trabalhos em grupos, objetivando refletir sobre os papéis sexuais e os estereótipos vigentes em nossa cultura, hoje na atualidade e fazer questionamentos dos privilégios entre os sexos, percebendo as diferenças culturais existentes, discutindo os papéis, as diferenças e os privilégios relativos aos sexos, de acordo com cada tema especifico que cada grupo recebeu, e apresentar uma cena plenária de acordo com a conclusão que cada grupo chegou, onde na cena, os rapazes fizeram o papel feminino e as moças, o masculino.

A noite foi feito uma mística, por Guilherme Santos e Gilmax Gomes, fazendo uma reflexão sobre o nosso corpo, nossa afetividade com nossos pais, amigos, namorados e afins, onde depois da reflexão, várias pessoas convidaram seus amigos presentes para fazer uma declaração, e agradecer pela amizade, onde foi difícil não segurar o choro, em um momento tão emocionante, encerrando com um abraço coletivo. E encerrando a noite com noite cultural.

O domingo (24.05.2015), iniciou-se com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Francisco. E após o café da manhã, a assessoria ficou por conta de Silvete Moraes, fazendo reflexão sobre a afetividade e a sexualidade diante do meu compromisso cristão, e trabalhado as três dimensões do compromisso cristão: CRER NO EVANGELHO; COMPARTILHAR O EVANGELHO; e VIVER O EVANGELHO. A assessora Silvete fechou a manhã com a apresentação de um monólogo. E após a avaliação a formação encerrou com o almoço.

A coordenação paroquial da Pastoral da Juventude do Meio Popular, agradece a Deus pela a oportunidade de mais uma excelente formação, e a presença dos mais de 50 jovens que fizeram-se presente, e agradece a contribuição direta ou indiretamente de todas as pessoas para o sucesso da formação. 
Fonte: paroquiademairi