O nosso município recebeu nos
dias 04 e 07 de abril do corrente 2014, a visita de Técnicos do Ministério da
Saúde, através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção
Básica, no intuito de avaliar a qualidade e a organização do serviço que está
sendo ofertado à população mairiense. Para tanto, os profissionais (médicos,
enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e
comunitários de saúde) que fazem parte das Equipes das Unidades de Saúde da
Família e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foram acompanhados e
avaliados.
Além disso, critérios
relacionados à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a
disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão foram levados em
consideração.
O PMAQ - AB tem como objetivo
incentivar os gestores na otimização dos serviços de saúde oferecidos aos
cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com garantia de um padrão de
qualidade de maneira a assegurar maior acesso e qualidade, de acordo com as
necessidades concretas da população e permitir transparência e efetividade das
ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.
A meta é garantir um padrão
elevado por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento
e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O Programa eleva os recursos do
incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhoria na
qualidade do acesso.
No dia 21/11/2014, o Ministério
da Saúde divulgou o resultado das 28.600 Equipes de Atenção Básica e 16.997
Equipes de Saúde Bucal avaliadas em todo território nacional. O resultado
mostra que 16% das Equipes de Atenção Básica tiveram um desempenho muito acima
da média; 34% tiveram um desempenho acima da média e 50% tiveram um desempenho
mediano ou abaixo da média. O mesmo percentual foi apresentado para as Equipes
de Saúde Bucal.
Mairi apresentou um resultado
satisfatório, bastante positivo, onde 86% das Equipes de Atenção Básica tiveram
um desempenho muito acima da média e 14% tiveram um desempenho mediano ou
abaixo da média. Em relação às Equipes de Saúde Bucal, 86% também tiveram um
desempenho muito acima da média e 14% tiveram um desempenho acima da média. O
resultado da certificação do CEO ainda não foi divulgado.
Este é o diferencial da Gestão
Construindo uma Nova História, permitindo transparência e efetividade das ações
assegurando maior acesso aos serviços de Saúde e qualidade no atendimento à
população mairiense.
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Mairi