Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dengue, Chikungunya e Zika Vírus: O combate continua

Constantemente empenhada no combate à tríplice endemia, a Prefeitura Municipal de Mairi através da Secretaria de Saúde tem intensificado os trabalhos preventivos, isto é, visitas aos domicílios e propriedades em geral, atividades educativas, capacitação para os profissionais envolvidos nesta área, entre outros.

Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e embora haja semelhanças entre elas, é preciso estar atento ao pressentirem os sintomas, e em seguida notificar a sua respectiva Unidade de Saúde e/ou Hospital. É fundamental importância que o cidadão também se engaje no combate, uma vez que a responsabilidade é de todos.
Na última sexta-feira (21/08/15), a Secretária de Saúde, a Coordenadora Epidemiológica e a Apoiadora Institucional do município reuniram os agentes de saúde e de endemias, para expor os problemas e buscar soluções, visando intensificar as ações e deixá-los, cada vez mais compromissados com a redução do foco.

Até o momento, na Bahia, foram notificados 50.893 casos de dengue, 9.312 casos de chikungunya e 34.518 casos de zika vírus. Em Mairi, até o dia 22/08/2015, foram notificados 469 casos de dengue, destes 33 confirmados, sendo descartados 265 casos. De chikungunya, foram notificados 11 casos, mas nenhuma confirmação, descartados somam 03. De zika vírus, foram notificados 987 casos, mas nenhum confirmado ou descartado.

O melhor meio ainda é a prevenção:
·         Não deixe água parada;
·         Verifique se a caixa d’água está bem fechada;
·         Não acumule vasilhames no quintal;
·         Verifique se as calhas não estão entupidas;
·         Coloque areia nos pratos dos vasos de planta;
·         Mantenha as cisternas e coadores devidamente fechados, dentre outros.

FONTE: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi