Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Consórcio Jacuípe e GT de Cultura definem data e regras para o Festival Canto do Jacuípe

Na quarta-feira, 4 de novembro o secretário executivo do Consórcio Jacuípe Valcyr Rios e o coordenador do 1º Festival de Música Canto do Jacuípe Rubens França, estiveram reunidos com o Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do Território, para definir a formatação do Festival.

Na ocasião foram realizados os últimos ajustes do regulamento que irá reger o Projeto, bem como feita a sua aprovação pelo colegiado formado por produtores culturais, artistas, diretores e secretários municipais de cultura. Além do período de inscrições que acontece entre 5 a 30 de novembro nas diretorias ou secretarias de cultura municipais, as quais são responsáveis pela seleção interna dos seus respectivos artistas locais, onde serão inscritos 2 representantes por município, na grade competitiva do Festival  que acontece entre os dias 1 a 4 de dezembro.
O 1º Festival de Música Canto do Jacuípe é uma parceria do Consórcio Jacuípe com a Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) e será realizado durante os dias 12 e 13 de dezembro na cidade de Pintadas. A iniciativa pretende promover músicas inéditas com uma roupagem popular e diferenciada das produzidas pelo mercado e divulgadas nos veículos de comunicação de massa.

Outras propostas serão a realização de consultorias para propor a criação ou regularização dos fundos de cultura dos municípios, além de uma feira de economia criativa, também acontecerá um fórum cultural no segundo dia que pretende reunir artistas, produtores culturais e gestores públicos para discussão de temas relacionados ao seguimento cultural.  
O Festival pretende ter a participação de artistas dos 16 municípios do Território de Identidade Bacia do Jacuípe, e envolver compositores, interpretes, músicos, artistas, estudiosos da cultura, escritores e mestres populares da micro região através da promoção, fomento e valorização de suas criações e produções visando potencializar os movimentos artístico/culturais e o debate sobre os valores e saberes da cultura popular, a partir de um processo de acessibilidade, exercício, prática e consumo consciente, promovendo formação de público e viabilidades para a auto sustentabilidade.
Fonte: ASCOM Consórcio Jacuípe