Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O combate contra o ZIKA VIRUS continua!

Todo o país está vivenciando uma triste epidemia, estamos todos diante de uma situação gravíssima, sendo a saída dependente da colaboração de cada um. Juntamente com a Copa do Mundo, chegou ao Brasil o Zika Vírus, o mesmo afetou diversos locais e pesquisas recentes comprovam a nocividade resultante da contaminação.

O aumento significativo de casos traz uma preocupação muito grande para toda a sociedade, inclusive a mairiense. É por isso que a Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria de Saúde vêm fazendo a sua parte bem como propiciando a intensidade dos trabalhos.

No Distrito de Angico, notificou-se, até o presente momento, 19 casos suspeitos de dengue e 58 de zika vírus, um total preocupante em virtude do tamanho da localidade, destacando que o município de Várzea do Poço, que faz divisa com Angico/Mairi, enfrenta uma epidemia há vários meses.  Vale ressaltar que é de fundamental importância o envolvimento de toda população nas ações de prevenção: não deixar água parada, tampar devidamente os reservatórios e eliminar todos os criadouros do Aedes Aegypti.
Se a dengue e a chikungunya já eram motivos suficientes para cada um olhar a sua casa, agora o zika se tornou uma emergência de saúde pública, mesmo porque pesquisas vêm sendo feitas no sentido de descobrir se, de fato, o zika vírus tem relação com a microcefalia (condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo).

O carro fumacê (que atende 19 cidades) já foi solicitado ao NRS – Núcleo Regional de Saúde, e brevemente estará no povoado para os devidos fins, lembrando que o mesmo não tem resultado no que diz respeito a forma inicial, pois só consegue combater a forma alada do inseto.

Todo o trabalho deve acontecer mediante à colaboração da população. O sucesso dessa batalha está ligado diretamente ao comprometimento, à dedicação e a forma como a prevenção irá ocorrer, sendo que as diversas esferas deverão se envolver integralmente, afinal, a responsabilidade é de todos.

Faça sua parte!

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi