Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Secretaria da Educação de Mairi realiza Reunião com agricultores familiares sobre a alimentação escolar.

Apesar de ter mais de 50 anos de existência, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) só teve seu marco legal [Lei 11.947] sancionado em 2009, graças à mobilização da sociedade civil, sobretudo por meio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A disputa travada no Senado não foi fácil, devido à força de setores privados das indústrias de alimentos, refeições coletivas e da bancada ruralista que tentaram, mais uma vez, monopolizar o mercado institucional da alimentação escolar.

Com a lei algumas conquistas foram atingidas, como o reconhecimento da alimentação como um direito humano e a obrigatoriedade de que no mínimo 30% dos recursos sejam destinados à compra de alimentos da agricultura familiar através de chamadas públicas de compra, com dispensa de licitação. O PNAE garante a alimentação escolar dos alunos da educação básica em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como promover hábitos alimentares saudável.

Com intuito de esclarecimentos sobre Agricultura Familiar, na manhã do dia 24 de novembro foi realizada na Secretaria de Agricultura de Mairi, às 9 horas, uma reunião com os agricultores familiares do município, contando com a presença dos nutricionistas: Adriana Rios e Caio Vitorio, do vereador Rogério Freitas e da técnica de agricultura Valéria Rios. Durante o período matutino foi debatido a importância dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar na manutenção da qualidade da Alimentação Escolar. Foi destacado a necessidade de adequação da qualidade dos alimentos, melhoria e incentivo da produção, assim como organização da documentação necessária para capacitar o agricultor a participar do Processo de Licitação da Alimentação Escolar. Também abordou-se o tema do Cooperativismo acerca da melhor organização dos agricultores a fim de tornar mais forte os produtos alimentares da região.

Ressaltou-se também os benefícios das visitas dos técnicos de agricultura na propriedades da região, a fim de adequar e melhorar a produção, promovendo soluções para o plantio no clima semiárido do município. O Vereador Rogério Freitas ressaltou a importância da maior participação dos agricultores do município de Mairi no processo Licitatório da Alimentação Escolar.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Mairi