Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Câmara presta duas homenagens em uma sessão: Comenda Maria Quitéria e Título de Cidadania

Uma sessão, duas homenagens. Foi assim na noite desta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Feira de Santana, que concedeu a Comenda Maria Quitéria a Joemar Rios de Oliveira e o Título de Cidadão Feirense a Dário Alves Mascarenhas. A iniciativa foi do vereador Isaías dos Santos, que ao cumprimentar os convidados que prestigiaram a sessão apresentou a trajetória dos homenageados.

Em seu discurso de saudação, Isaías destacou a importância das honrarias e os critérios de escolha dos contemplados. Ele disse que Joemar Rios nasceu em Mairi (BA) e veio para Feira de Santana os 18 anos, concluindo aqui o ensino médio, depois o curso de Técnico em Logística, é policial militar, estudante de Direito e escritor premiado pelas publicações “O Filho Sábio” e “Imagine na Copa”.

O vereador apresentou José Dário Mascarenhas, natural de Iguapé (SP), trazido para a cidade com apenas alguns meses de vida, “tornando-se um cidadão feirense de fato, título que agora tem por direito”, conforme frisou. Atualmente, o mesmo preside a Igreja Missionária Templo de Adoração e da Convenção das Igrejas Apostólicas na Bahia e vice-presidente nacional da CIDIEB. É também compositor e cantor gospel.
O discurso de Joemar Rios foi em tom de gratidão à Câmara Municipal, pela concessão da comenda; aos companheiros da PM; aos amigos escritores e à família. Ele falou sobre a importância de Maria Quitéria, que definiu como “uma guerreira militar” e dedicou a honraria a todos os escritores baianos e feirenses, afirmando que “a Literatura é a arte mais que perfeita”.

Professor, José Dário não se limitou à sala de aula. Antes de se tornar missionário, foi desportista e acumulou medalhas. Músico participa de festivais de música gospel. “Deus me presenteou durante a minha vida para me tornar o homem que sou”, disse emocionado. Agradeceu à família, e falou, com orgulho, de suas incursões pelo mundo das artes, principalmente a música e a poesia. Em sua homenagem, a sessão foi encerrada com apresentação da cantora Manu Bispo.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo vice 1º vice-presidente do Legislativo feirense, vereador Roque Pereira, que conduziu os trabalhos; o secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, e os homenageados Joemar Rios e Dário Mascarenhas, ao lado de suas respectivas esposas, Mara Denise Mello Silva e Yane da Silva Ferraz Mascarenhas.