Mr Ynet

Mr Ynet

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Eleições vão, mas os amigos ficam": vale à pena discutir política no Facebook?

Após as convenções serem realizadas na cidade de Mairi e, com o avanço das redes sociais como o WhatsAPP e Facebook, a discussão já começaram, até mesmo entre amigos.

O que se vê nas timelines (linha do tempo) é que muitos até têm a boa intenção de discutir, dialogar, mas não sabem “brincar” sem “brigar”. Posições divergentes tem ficado cada vez mais claras, e os bate-bocas já começaram.

Existem os que adotam o meu Face, minhas regras, como filosofia de vida e, com isso, “botam para quebrar”. Não que seja errado se expressar. Não é errado. Que fique claro. O direito à liberdade de expressão é, aliás, uma garantia constitucional. Está na lei. Mas será que vale a pena “jogar tudo para cima” e entrar em brigas homéricas só para discordar do outro e defender o que pensa? Alguns acham que sim. Outros defendem que “as eleições vão, mas os amigos ficam”.

As redes sociais foram criadas como um meio de interação entre as pessoas, mas, a partir do momento que usam essa mídia pra falar sobre política, é possível sim que interfira no relacionamento entre amigos.

Apesar de serem amigos, cada um tem a sua visão de um partido político ou de figura política específica, como acontece com qualquer assunto. Não é errado defender uma posição no Facebook ou WhatsApp por exemplo, mas pense que isso deve ser feito com cuidado para não impor aos demais o que pensa.

“Eu mesmo já exclui pessoas por conta de elas quererem obrigas os demais e pensar como elas, não apresentando argumentos para defender sua posição, apenas dizendo que 'isso é certo e você tem que aceitar”.

“Eu acho que é saudável para política a discussão, desde que estejamos preparados para aceitar a opinião dos outros, é importante estar disposto a reconhecer se estivermos errados e sempre manter o respeito. Se for dessa forma vale a pena, agora se for apenas fanatismo e ofensas pessoais acho que é perca de tempo”!

Já outros quando o assusto é política, nem entra em polêmica, ignora, porque tem outras coisas interessantes para fazer. Não gostam de se envolver, porque cada um tem sua opinião e, por isso, não gosta de bate-boca em redes sociais, porque as pessoas se expõe e, depois, isso geralmente abala a amizade.