Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Nota Informativa sobre a Febre Amarela; Não há casos em Mairi


PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRI
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE MAIRI-BA
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – VIEP

NOTA INFORMATIVA VIEP/SMS Nº 01/2018
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Município, informa a população mairiense que devido ao aumento da circulação do vírus da Febre Amarela Silvestre em algumas localidades do País o Ministério da Saúde decidiu realizar uma Campanha de Vacinação contra Febre Amarela com adoção de doses fracionadas em três estados da federação (São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia). A adoção dessa medida tem caráter temporário e será implantada em apenas oito municípios baianos (Salvador e Região Metropolitana) que são considerados áreas com risco elevado de transmissão da Febre Amarela e onde houve evidência da circulação do vírus.

Não há falta de vacina contra Febre Amarela no Município, entretanto, devido ao quantitativo reduzido que recebemos mensalmente do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte (NRS) e visando o não desperdício de doses, a mesma estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família toda sexta-feira. O esquema vacinal consiste em uma dose única a partir de 9 meses de idade. Quem já tem uma dose da vacina comprovada no cartão de vacinação está imune por toda vida. Gestantes e mulheres amamentando filhos menores de 6 meses só deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a circulação do vírus e deverão suspender a amamentação por 10 dias.

Durante o período de 2017/2018 Mairi registrou quatro casos de epizootias em primatas não humanos (PNH Micos). Os animais foram encaminhados ao LACEN-BA para análise e emitidos laudos descartando a infecção pelo vírus da Febre Amarela. Informamos que todas as medidas preventivas foram adotadas conforme notas técnicas e protocolos do Ministério da Saúde com apoio da equipe do NRS Centro Norte Jacobina juntamente com a equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal. Realizaram vistorias nas áreas onde ocorreram as epizootias e posteriormente bloqueio das áreas com produto específico (malathion).

Salientamos que até presente data não há informação de circulação do vírus em nossa região e consequentemente em nosso município.

Solicitamos à população que caso encontrem animais primatas não humanos (micos, macacos) mortos que não apresentem sinais de violência física comuniquem a Secretaria Municipal de Saúde, para que faça o recolhimento e encaminhamento dos mesmos para análise laboratorial.

Emanuelle Santos de Oliveira
Coordenadora VIEP
Coren Bahia 329 458

Mairi-Ba

Sílvia Alves Ferreira Carneiro
Secretária Municipal de Saúde
Mairi – BA

Fonte: http://mairi.ba.gov.br/4989-2/