Para o próximo verão, as previsões de uma epidemia de grandes proporções são assustadoras. O vírus do tipo 1 voltou depois de 20 anos. No início deste ano, apareceu pela primeira vez o do tipo 4.
Uma nova epidemia de dengue, de grandes proporções, pode chegar com o próximo verão. A causa são dois tipos de vírus ao mesmo tempo e o outro motivo de sempre: a falta de cuidado da população.
O mosquito Aedes aegypti espalha a dengue no Brasil e parte do mundo. O motivo? Lugares que têm temperaturas quentes. No Brasil, o relatório do Ministério da Saúde 2010-2011 aponta os estados com risco muito alto da doença: Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Onde há risco alto são os estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins, Minas, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.
“Todo verão há risco de ocorrer epidemia. Em saúde pública, o melhor é sempre se preparar para o pior, ou seja, estar sempre prevenido, com médicos treinados e todas ações ocorrendo para que a gente não tenha surpresas no verão”, afirma Jarbas Barbosa, representante do Ministério da Saúde.
