Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Adapta Sertão realiza rodada de atividades em 15 municípios para finalização da terceira fase e apresentação da quarta do Projeto

Como parte integrante da finalização da terceira fase do Programa Adapta Sertão, foram realizadas reuniões em 15 municípios que a iniciativa atua ou irá atuar a partir de 2015, para apresentação  dos trabalhos desenvolvidos, dos resultados obtidos e realização de avaliação do desenvolvimento do Projeto e dos agricultores e agricultoras beneficiados (as).

A primeira rodada de atividades foi desenvolvida durante os dias 22 a 29 de outubro  nos municípios de  Baixa Grande, Mairi, Várzea do Poço, Quixabeira e no distrito de Itatiaia, município de São José do Jacuípe. E de 7 a 20 de novembro foi realizada a última série de reuniões nos municípios de Várzea da Roça, Capim Grosso, Gavião, Nova Fátima, Itaberaba, Pintadas,  Serra Preta, Ipirá, Pé de Serra e Riachão do Jacuípe.

 Um dos destaques apresentados pelos agricultores e agricultoras foi a aprendizagem em trabalhar com tecnologias adaptadas as pequenas propriedades, tendo como principal ferramenta o moto cultivador, um pequeno trator  que tem diversas utilidades vindas de fábrica e desenvolvidas por eles como o reboque para transportar a alimentação dos animais e outras ferramentas.

Foi colocado também as dificuldades encontradas por alguns como a falta de recurso para adquirir o reboque e outros implementos para acoplar ao moto cultivador como a bomba de água.

Também foi chamada atenção pela criatividade de alguns produtores que aprimoram as tecnologias cedidas pelo Adapta Sertão, como o desenvolvimento de uma roda metálica para o moto cultivador e a criação de uma plantadeira de palma, grão, mandioca que se acopla ao pequeno trator.

Nessa série de reuniões foram realizadas as primeiras atividades do Adapta Sertão nos municípios de  Gavião, Nova Fátima, Serra Preta e Riachão do Jacuípe, os quais  a iniciativa  não atuou em outras fases, sendo agora apresentado  grande interesse  por parte de agricultores, do poder público e de cooperativas, associações e sindicatos  para participar da próxima fase.

Nas reuniões  foi apresentado como surgiu o Adapta Sertão, seus pilares de atuação baseados na pesquisa cientifica, produção e processamento de alimentos, no realinhamento da assistência técnica, com base no cooperativismo, no desenvolvimento e ações do Projeto em prol da adaptação da mudança climática e resiliência dos agricultores e agricultoras do Território Bacia do Jacuípe e entorno. Sendo apresentado o MAIS (Módulo Agroclimático Inteligente Sustentável), um modelo de produção que consiste na implementação de tecnologias que inova as  formas de manejo e da produção  nas pequenas propriedades rurais, que foi uma das principais ações nesta terceira fase do Projeto, beneficiando 100 famílias, o qual foi apoiado pelo Fundo Clima do Ministério do Meio Ambiente, que visa desenvolver a produção de alimentos diminuindo a pressão e ao meio ambiente, tendo como principal ação a conservação da caatinga  e sua recuperação com otimização da produção.

Nas atividades também é apresentada a quarta fase do projeto que consiste no desenvolvimento de um modelo integrado como a propriedade rural, onde será desenvolvido um plano de produção alinhado com a industria, o mercado e crédito para implementar a produção,  com base em ações partir das 6 cooperativas de produção que fazem parte da Rede Adapta Sertão, onde será desenvolvida uma linha de crédito financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a qual pretende apoiar as cooperativas na obtenção de capital de giro e os agricultores cooperados através do PRONAF, para financiar investimentos nas propriedades rurais.

Nesta nova fase, também serão desenvolvidas ações em prol da industrialização e comercialização dos produtos da agricultura familiar, fechando o todo o ciclo produtivo, da propriedade rural até as prateleiras. Para isso estão sendo desenvolvidas diversas ações   em prol da diminuição da pressão ao meio ambiente, de uma forma que aumente a produção e a comercialização dos produtos localmente e diminua o desmatamento em nome do desenvolvimento.

Abaixo as fotos de algumas atividades:        

Mairi
Várzea do Poço
Baixa Grande
Quixabeira
Várzea da Roça
ASCOM Adapta Sertão
Jorge Henrique