Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Combate a tríplice endemia no Distrito de Angico!

É de conhecimento geral que todo o país vivencia no presente momento, uma triste epidemia de proporções que só aumentam. A Prefeitura Municipal de Mairi por meio da Secretaria de Saúde vem fazendo a sua parte no que diz respeito à tríplice endemia, isto é, dengue, chikungunya e zika vírus.

Devido à proximidade do Distrito de Angico com o município de Várzea do Poço, onde o mesmo enfrenta um surto há vários meses, têm se notado um aumento significativo de casos, sendo notificados, até o presente momento, 29 casos suspeitos de dengue e 72 de zika vírus.
No último dia 12 de novembro, a equipe da Vigilância Epidemiológica e os agentes de endemias, realizaram uma atividade na localidade com a intensificação do tratamento e visita as casas onde existiam casos suspeitos. Logo em seguida, no dia 13/11, ocorreu a utilização do UVB costal.

Vale ressaltar que é de fundamental importância o envolvimento de toda população nas ações de prevenção: não deixar água parada, tampar devidamente os reservatórios e eliminar todos os criadouros do Aedes Aegypti.

Se a dengue e a chikungunya já eram motivos suficientes para cada um olhar a sua casa, agora o zika se tornou uma emergência de saúde pública, mesmo porque pesquisas vêm sendo feitas no sentido de descobrir se, de fato, o zika vírus tem relação com a microcefalia (condição neurológica rara em que a cabeça da criança é menor do que a de outros da mesma idade e sexo).
Todo o trabalho deve acontecer mediante à colaboração da população. O sucesso dessa batalha está ligado diretamente ao comprometimento, à dedicação e a forma como a prevenção irá ocorrer, sendo que as diversas esferas deverão se envolver integralmente, afinal, a responsabilidade é de todos.

Faça sua parte!

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi