Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 11 de março de 2016

Secretaria de Saúde esclarece dados no que diz respeito à ZIKA, exibido no BATV.

Sabemos da gravidade da situação da tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) em nosso município/estado e país, todos os dias os meios de comunicação divulgam dados alarmantes tanto sobre o número de pessoas que adoecem como dos graves problemas de saúde associados a eles, mas caso notificado não necessariamente configura caso confirmado, e todos os casos, em Mairi representam apenas suspeitas, ou seja, quem apresenta os sintomas é supostamente ‘‘diagnosticado’’ com alguma das doenças.
Os dados apresentados pelo telejornal se referiam aos municípios que apresentavam maior frequência de casos SUSPEITOS das arboviroses, conforme quadros 1, 2, e 3 da Secretaria de Saúde do Estado - SESAB. Porém, a confirmação só poderá ser feita através de exames laboratoriais, sendo o LACEN (Laboratório Central do Estado) o responsável pela realização dos mesmos.

A Secretaria não tem a pretensão de omitir casos suspeitos, para obter dados, sabendo das subnotificações que acontecem nas unidades de atendimento (Unidades Básicas de Saúde e Hospital) houve treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias para que haja, no ato da visita domiciliar a investigação de casos suspeitos e ali mesmo, a notificação ser feita. Além disso, fazemos buscas nos prontuários médicos do hospital semanalmente para detectar caos que não foram notificados.
Desde o segundo semestre de 2015 que a Secretaria da Saúde vem alertando a população para o risco de um surto nos primeiros meses de 2016, preocupados com essa possibilidade intensificamos os trabalhos diários, capacitamos Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, trouxemos o fumacê três vezes em oito meses, fizemos UBV intercostal, realizamos atividades educativas em diversas escolas. Portanto, esta situação que se apresenta hoje, no município não nos pegou de surpresa.

É importante ressaltar que estamos agindo com todo empenho para revertemos este terrível quadro e temos a certeza que conseguiremos, já podemos observar uma gradual redução das notificações nas duas últimas semanas, com a colaboração da população temos a certeza que atingiremos nosso objetivo, afinal TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS.

FONTE: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi