Mr Ynet

Mr Ynet

sábado, 10 de março de 2018

Saúde realiza capacitação para testes rápidos de Dengue, Zika e Chikungunya; Teste pode ser feito em Mairi e resultado sai em 20 minutos


A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, realizou esta semana uma capacitação para testes rápidos de Dengue, Zika e Chikungunya, com as enfermeiras integrantes da Rede de Atenção Básica.

Agora, Mairi passa a oferecer os referidos testes em todas as Unidades de Saúde da Família e Policlínica. Além de permitir o diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde terá maior precisão nos dados epidemiológicos sobre a circulação dos vírus no município.

Testes rápidos
O teste rápido para Dengue detecta tanto anticorpos para infecções ativas (IgM), quanto para infecções anteriores (IgG), auxiliando no correto tratamento dos casos. Realizado com uma pequena amostra, o teste fornece o resultado em até 20 minutos. Qualquer cidadão que apresente sinais e sintomas da doença pode fazer o teste.

Já o exame rápido da Chikungunya detecta a presença de anticorpos (IgM) infecção ativa no organismo dos pacientes também em apenas 20 minutos. Podem participar desse teste, gestantes e crianças acima de 18 meses que apresentem sinais e sintomas da doença.

A verificação rápida da Zika reage com o anticorpo IgM e identifica infecções recentes, de cinco dias a até duas semanas.

Já a reação do anticorpo IgG, identifica se o paciente foi infectado há mais tempo. Os resultados saem em até 20 minutos, porém por ser necessária uma pequena amostra de soro, o exame será ofertado na Policlínica Nossa Senhora das Dores, onde será realizado pelo Técnico de Laboratório Joilson Sampaio. Público Alvo: Gestantes e Rns que apresentem sinais e sintomas da doença.

Fonte: http://mairi.ba.gov.br/