Mr Ynet

Mr Ynet

sábado, 26 de maio de 2018

Chefia da secretaria de gestão de pessoas é apresentada

Mairiense - Leila Lima Costa

A liderança da recém-criada Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 23 de maio. A ex-Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Leila Lima Costa, assume o comando da Segesp.

Concursada como escrevente de cartório desde 1997, a nova Secretária atuou por 19 anos na Corregedoria, período no qual pôde conhecer as dificuldades do 1º Grau. Seu trabalho na área de Recursos Humanos começou há quase dois anos e meio, atuando à frente da Diretoria de Recursos Humanos (DRH). Formada em Direito e pós-graduada em Direito Público, inicia agora uma especialização em Gestão de Recursos Humanos.

A criação da Segesp cumpre orientações e diretrizes dispostas nas Resoluções 240/2016 e 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a gestora, a nova política instituída garante a valorização do servidor.

“A Diretoria de Recursos Humanos continua a existir executando a tarefa dela, que é fabricar a folha de pagamento, e a Secretaria de Gestão de Pessoas vem com uma Política de Gestão de Pessoas. Essa política foi instituída pela Resolução do CNJ, 240 de 2016, que traz uma estruturação da gestão de pessoas, com qualificação de servidores, competência, meritocracia, bem-estar. Então, o TJBA com a implantação da Secretaria de Gestão de Pessoas passa a se preocupar com o bem-estar e com a valorização do servidor”, explicou.

Sobre os novos rumos, a Secretária aponta a mudança da cultura como principal desafio. Além disso, ressalta a necessidade de sistemas para o gerenciamento do quadro de pessoal.

“O primeiro desafio é mudar essa cabeça. Até do próprio servidor, que não está acostumado a ter esse cuidado com ele. Então, é mudança de cultura. Depois a gente vem com criação de sistemas de recrutamento e seleção de pessoa. A gente vai ter que ter sistemas que trabalhem com isso. Ele vem com base na competência, mérito e a área de atuação. A gente vai ter que ter ações voltadas para lotação e movimentação de pessoal, para a gente saber onde aquele servidor seria melhor aproveitado de acordo a competência dele”, afirmou.

A Segesp foi criada pela Resolução nº 20, de 22 de novembro de 2017, do Tribunal Pleno. Além da DRH, vinculam-se a ela também a Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) e a Junta Médica Oficial. Cabe à Secretaria planejar, coordenar, executar e controlar as políticas, diretrizes e ações de recursos humanos, gerindo a estrutura funcional do Poder Judiciário, desde o recrutamento e seleção de pessoal até o controle de lotação e movimentação de servidores. Além disso, compete ainda à Segesp promover políticas de capacitação permanente e planejamento funcional, assim como desenvolvendo ações relacionadas à saúde e bem-estar dos servidores em geral.TJBA