Mr Ynet

Mr Ynet

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Campanha Setembro Amarelo em Mairi alcança todo o município e é encerrada com balanço positivo

O suicídio entre jovens é a quarta causa de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o número foi de 6.780 para 11.736, uma alta de 73% entre 2000 e 2016. O ato suicida não é só um desejo de acabar com a vida, mas na intenção de fazer parar a dor que não se pode suportar ou um problema que você acha que não tem solução. Sendo uma forma extrema de fuga do problema.
O número é alto e, devido a isso, a Secretaria de Saúde do município resolveu estender a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio, para escolas, local onde há uma grande quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos.

A Campanha do Setembro Amarelo foi uma ação realizada por profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidades de Saúde da Família (USF), com palestras e distribuição de folhetos cartilhas. Abaixo as ações realizadas na sede e distritos:
1º de setembro – Evento realizado na Feira Livre de Mairi;
5 de setembro – Rádio Mairi FM, Programa Saúde no Ar com a Assistente Social CAPS;
5 de setembro – Palestra com Psicanalista, no CAPS;
11 de setembro – Posto de Saúde de Boa Paz;
12 de setembro – Rádio Mairi FM, Programa Saúde no Ar com a Psicóloga NASF;
12 de setembro – Povoado de Aroeira;
12 de setembro – Grupo de Adolescentes de Aroeira;
12 de setembro – No CAPS Palestra com a Nutricionista e Educador Físico NAFS]
17 de setembro – Escola Nery Brás, no distrito de Ponto de Mairi;
17 de setembro – Curso Técnico de Administração, em Mairi;
17 de setembro – Escola Iracy Leal;
17 de setembro – Colégio Estadual Abelardo Moreira;
18 de setembro – Povoado de Bonsucesso;
18 de setembro – Escola Edeltrudes Pachêco, na sede Mairi;
19 de setembro – Rádio Mairi FM, Programa Saúde no Ar com a Psicóloga CASP;
19 de setembro – Escola Durval Santos Silva;
19 de setembro – Escola Getúlio Vargas;
20 de setembro – Povoado Angico;
20 de setembro – Escola Vereador Bernardino Trindade;
26 de setembro – Rádio Mairi FM, Programa Saúde no Ar com o Psiquiatra Vinícius;
28 de setembro – Equipe da Saúde participou do Evento do Sicoob sobre Doação de Órgãos, para a divulgação do Setembro Amarelo.
“Estamos finalizando o mês, Setembro Amarelo, muito satisfeito com o resultado. Com as ações, 1.590 pessoas ouviram falar sobre o tema, aprenderam o que é o suicídio e da importância de procurar ajuda de profissionais. Pela Rádio Mairi FM, no programa realizado todas às quartas-feiras pela Secretaria de Saúde, Programa Saúde no Ar, conseguimos falar sobre o suicídio, formas de prevenções e de tratamento para vários ouvintes”, afirmou a Secretária de Saúde, Sílvia Carneiro.

A Secretaria agradece a todos os envolvidos na Campanha e alerta que o Setembro Amarelo vem lembrar da importância do tema, que deve ser observado por todos os profissionais e moradores, o ano inteiro.

IMPORTANTE
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat, 24 horas, todos os dias. Número: 188