Mr Ynet

Mr Ynet

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Ibope: Bolsonaro abre distância de 18 pontos e tem 59% dos votos válidos no 2° turno

Jair Bolonsaro, candidato do PSL à Presidência da República, abriu 18 pontos de  vantagem em relação a Fernando Haddad (PT) na disputa em segundo turno das eleições presidenciais. Enquanto Bolsonaro chegou aos 59% das intenções de votos, o petista tem 41% dos votos válidos.

O cálculo considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui os nulos, brancos e indecisos. Levando em conta o eleitorado total, Bolsonaro lidera por 52% a 37%. Há ainda 9% dispostos a anular ou votar em branco, e 2% que não souberam responder. O segundo turno das eleições ocorre em menos de duas semanas, no dia 28 de outubro.


A pesquisa ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo Nº BR-01112/2018. Os contratantes foram o Estado e a TV Globo.