Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Secretaria de Saúde de Mairi realizou Semana de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária Municipal, realizou diversas atividades na Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti, que aconteceu entre 26 e 30 de novembro. O Dia D foi comemorado dia 30.

No período, foram realizadas palestras com escolares, tratamento biológico e químico, orientação aos feirantes e comerciantes durante a feira livre, e atualização com os Agentes de Endemias.
O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em 2018 apontou que o Município está com 11% de infestação. Houve um declínio considerável dos níveis de infestação para 5,7%, porém, o percentual ainda coloca a cidade em alto risco de epidemia pelo Ministério da Saúde. A maior parte dos focos foram identificados na região intradomiciliar, em depósitos de armazenamento de água como tambores e caixas d`água.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Emanuelle Oliveira, ressalta que o combate ao mosquito não pode parar e, por isso, precisa do envolvimento de toda a comunidade e órgãos públicos. “Precisamos nos mobilizar e que cada um faça a sua parte, mas também é hora de unir forças, redobrar a atenção e orientar a população para tudo que possa acumular água parada. Evitar proliferação do mosquito depende de cada um de nós”, alertou.

A Secretaria Municipal de Saúde pede para a população ficar atenta aos quintais de suas casas, sinalizar a Secretaria de Saúde sobre imóveis inabitáveis para que seja realizada uma vistoria na busca de possíveis focos do Aedes Aegypti. É importante também estar atento ao horário de recolhimento do lixo para que os animais não espalhem pelas ruas, dessa forma contribuindo para proliferação de doenças”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária, Danilo Almeida.