“Planejar é decidir de antemão,
qual é e como será sua vitória”, Rhandy di Stefano. Dessa forma, que o
Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Universidade
Estadual de Feira de Santana (UEFS), Secretarias municipais de Educação,
Movimentos socais e Sindicais do Campo realizou nos dias 28 e 29 de março, em
Feira de Santana, o I Encontro com as Coordenações Municipais da Educação do
Campo Contextualizada (CAT/BAÚ DE LEITURA) e Sociedade Civil, com objetivo de
avaliar e aprofundar conhecimentos sobre a Educação do Campo e a metodologia do
Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) a partir do estudo sobre temáticas da
Ficha Pedagógica, a construção da Ficha Pedagógica e estudos e construção do
Planejamento para o ano de 2019. A Educação do Campo de Mairi, foi contemplada
com mais um baú de leitura através dessa formação.
Após a dinâmica de interação e
apresentação, que abrilhantou o dia, o primeiro momento buscou conhecer a
realidade, por meio de avaliação das ações realizadas, a inserção da Educação
do Campo nas Jornadas Pedagógicas e os processos de Construção das Fichas Pedagógicas,
com a condução de Daiane Santos (MOC) e Nelmira Moreira (UEFS), que lembram com
aos municípios do último encontro de Coordenações, das Jornadas Pedagógicas,
das construções de Fichas, realização de oficinas e ações da Sociedade Civil,
como os Fóruns da Sociedade Civil e outras ações.
Logo em seguida, analisaram a
realidade, aprofundando conhecimentos sobre história, cidadania e direitos
humanos na perspectiva do Semiárido, buscando ampliar e qualificar as Fichas
Pedagógicas já construídas com conhecimentos sobre história, cidadania e luta
por direitos no Semiárido, contribuindo com temáticas da Ficha Pedagógica, com
a colaboração do professor Jorge Nery Santana.
“Como diz Frei Beto deixemos o
pessimismo para outros tempos. Precisamos compartilhar essas histórias de lutas
do Semiárido, é muito significativo. É importante que as crianças e
adolescentes conheçam essas histórias, as memórias dos lugares que vive, pois
percebe-se que essas memórias têm vidas quando resgatamos e está relacionadas
com nossas vivências e realidades”, destacou Jorge Nery.
Na parte da tarde tiveram
trabalho em grupos sobre ‘Estudos Comparativos e Colaborativos das Fichas
Pedagógicas’, a partir da retomada do roteiro: O que acrescentou em cada Ficha,
o que melhorou? Socializando na plenária e gerando debate coletivo e
construtivo.
Houve também a noite cultural com
relançamento da 2ª Edição do Livro: Sementes de Educação Contextualizada e a
exibição do vídeo: “O Menino que Descobriu o Vento”, o filme foi: “Inspirado
por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu
vilarejo da fome. Baseado em uma história real.”, podendo retirar uma reflexão
de resistência e insistência no que acredita, além de retratar da importância
do trabalho no coletivo, da construção participativa em terras onde os direitos
são negados.
O segundo dia de encontro, seguiu
à luz do transformar a realidade. Por meio da compreensão da diferença entre
Planejamento X Encaminhamentos e realização do Planejamento da Educação do
Campo nos municípios a partir da situação que precisam melhorar (planejar,
estudos, oficinas, seminários, visitas e ampliação da ação) iniciando com busca
de boas relações humanas mais saudáveis e sustentáveis.
Por isso, houve uma Roda de
diálogo sobre desenvolvimento humano, reflexões sobre saúde psicológicas de
educadoras/es e educandas/os com a corroboração da professora Jussara
Secondino. Como ainda um momento de leitura circulada do resumo do texto
“Exercendo a Arte de Planejar através do Planejamento Estratégico Situacional”,
estudo e aprofundamento sobre a importância do Planejamento, diferenciando de
encaminhamentos com contribuição de Daiane Santos.
E finalizando com trabalhos em
grupos, a partir de uma planilha para fazer o Planejamento mais Estratégico
para a Educação do Campo nos municípios, com três grupos com coordenações e
dois grupos com sociedade civil, depois foi socializado em plenária os
Planejamentos.
Fonte: MOC