Mr Ynet

Mr Ynet

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Instituto Sicoob, em parceria com Secretaria Municipal da Educação de Mairi, irá promover Concurso Cultural

Com a finalidade de difundir o conceito de cooperação para crianças dos 3° e 5° anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e contribuir para formação de cidadãos mais conscientes, o Instituto Sicoob, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, irá um Concurso Cultural com o intuito de incentivar os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos mostrando qual a percepção deles sobre o tema: “Todo mundo ganha com a cooperação”.

Este projeto irá buscar fortalecer a disseminação da cultura cooperativista, promovendo o debate em salas de aula.
Participarão do Concurso Cultural 2019, “Todo mundo ganha com a cooperação”, as seguintes unidades escolares do município: Escola Rural de Angico, Grupo Escolar Getúlio Vargas, Escola Professora Edeltrudes Pacheco e Escola Brás Nery dos Santos. Todas elas atendem ao público de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os alunos do 3º ano concorrem na categoria Desenho e os do 5º ano na categoria Redação.

O concurso tem três etapas: a local, quando o melhor desempenho é premiado com um kit escolar; a regional, em que o aluno vencedor ganha uma bicicleta e o professor orientador o valor de R$ 500 (quinhentos reais); e a nacional, com a premiação de um computador para o aluno, um data show e uma caixa de som para a escola.
A Secretária Sâmia Najar ressaltou que o projeto agrega valor ao aprendizado dos alunos. “Abraçamos esse projeto por acreditar que muito agregará às atividades dos professores junto aos alunos de todas as escolas que atendem o Ensino Fundamental anos iniciais”. De acordo com a Profª. Normeide Rios, “precisamos motivar a fim de incentivar e dinamizar o empreendedorismo e o cooperativismo entre todos os nossos alunos. As crianças são o presente, e nós, professores, devemos despertar e aplicar o espírito cooperativista. É um quadro muito positivo, que nos deixa muito felizes”, afirmou.

Segundo Isadora Silva, Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, “Este concurso irá contar com três fases de avaliação. Na etapa local cada escola faz uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e envia à cooperativa Sicoob local, que irá encaminhar para a central as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular. Em seguida, na etapa regional, cada Sicoob irá selecionar as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhará ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabelecerá uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria”, explicou Isadora.