“(Re)construção do Currículo
Municipal: como construir este documento de forma dialógica e coletiva?” foi o
tema do encontro de mobilização realizado nesta quinta (07), no auditório da Secretaria
Municipal de Educação de Mairi (SME). O encontro teve como finalidade mobilizar
os docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais para a (re)construção do
documento curricular.
Neste encontro foi socializado o
protótipo pensado pela SME e Equipe de Governança, instituída pela Portaria Nº
003, de 09 de outubro de 2019. Para dar esse passo na (Re) construção do
Currículo Municipal, discutiu-se um pouco a forma como ocorreu a construção da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Bahia, documentos que são
primordiais para a (re) elaboração do documento municipal.
O Coordenador Geral da Secretaria
de Educação, Professor Nilcelio Sousa, Doutorando em Educação pela Universidade
Federal Fluminense, conduziu as discussões com os/as professores/as falando a
respeito da importância da leitura dos documentos oficiais, e enfatizando a
relevância da análise inferencial, contextualizada de tais documentos para a
(re) elaboração do Currículo Municipal.
Segundo o professor Nilcelio
Sousa, “é interessante envolver todos/as professores/as na construção do
Currículo Municipal para os Anos Iniciais, devido à importância do documento
para o município de Mairi. É preciso e queremos (re) construir uma proposta
curricular da forma mais democrática e participativa possível, com a
participação daqueles/as que compõem o grande universo da sala de aula, pois a
escola nada mais é do que um microcosmo social tecido pelas diferentes vozes
que tecem a escola e a sociedade”.
A professora Normeide Rios,
Coordenadora Geral dos Anos Iniciais, mencionou que, “quando o currículo é
pensado e planejado ele deve ser transformado em propostas que atendam as
necessidades dos/as principais envolvidos/as no processo de ensino e aprendizagem:
os alunos e alunas”.
Por esse motivo, o currículo deve
ser flexível, dialógico e aberto a mudanças e adequação, porque a escola é o
lugar em que a autonomia e a diversidade cultural, regional e local se
materializam de forma mais nítida. Tendo em vista que, a construção do
Currículo Municipal deve estar alinhado a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), ao Currículo Bahia e demais documentos oficiais. Vale ressaltar que na
parte diversifica do Currículo, faz-se necessário considerar a cultura local,
regional, nacional, respeitando, contudo, a sociedade em que o/a aluno/a está
inserido/a.
Para a secretária Municipal de
Educação de Mairi, Samia Najar, “o currículo está ligado inteiramente com o
sucesso ou o fracasso escolar, pois é nele que está vinculada todos os
objetivos do processo educativo”.