A Secretaria Municipal da
Educação de Mairi promoveu, na manhã deste sábado (30), um encontro com os
professores que trabalham em escolas rurais, para debater questões sobre a
reestruturação do currículo municipal. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria
Municipal, onde reuniu professores, coordenadores, diretora do campo e Secretária
Municipal de Educação.
Durante o encontro, foi escolhida
a Comissão de Reestruturação Curricular do Currículo, que será responsável pela
organização e sistematização das etapas do estudo. Para esclarecer e resgatar o
histórico de debates em torno da Reestruturação Curricular, o Coordenador
Nilcelio Sousa, falou sobre uma Educação do Campo como um espaço de
desconstrução de modelos pedagógicos que historicamente insistem em enfatizar a
homogeneidade, negando as diferenças e especificidades das populações do campo,
presentes nas diversas ruralidades.
Após as apresentações, houve um
debate em torno das questões pedagógicas, de forma democrática e participativa.
As atividades que compõem o
processo de Reestruturação Curricular estão organizadas em três etapas:
Preparação, Deliberação e Apropriação. Ao longo do processo, serão debatidas
concepções de currículo, definição do conteúdo do documento curricular,
aprovação de sua versão definitiva e construção de modos de apropriação de suas
diretrizes no cotidiano escolar.