Entre os dias 18 e 24 de setembro
a Secretaria Municipal da Educação de Mairi promoveu a I Avaliação dos
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. As escolas que participaram do
processo foram: Escola Carlos de Oliveira Nunes, Creche Manoel Amâncio de
Oliveira, Creche Nossa Brinquedoteca e Creche Nossa Senhora das Dores.
O Processo de Avaliação aconteceu
de forma democrática com a participação de pais, mães, representantes dos
Poderes Legislativo e Executivo, comerciantes, representante da Associação Beneficente
Nossa Senhora das Dores e Coordenação Técnica da Educação Infantil.
O objetivo dessa ação foi
auxiliar as equipes que atuam na Educação Infantil, juntamente com as famílias
e pessoas da comunidade, a participarem do processo de autoavaliação das
unidades escolares de atendimento a Educação Infantil, seja nas etapas de
creche ou pré-escola, a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas
educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a
construir uma sociedade mais democrática.
De acordo com o resultado da
avaliação, a Coordenação Técnica da Educação Infantil, juntamente com as
Equipes Gestoras das Instituições, construirão um plano de ação, com a
definição e organização de ações necessárias ao bom funcionamento das Creches e
Escolas de Educação Infantil que serão colocadas em prática já a partir de
2020, neste plano, também, constará as pessoas responsáveis por cada ação e o
tempo necessário para cada execução das ações em prol da melhoria na qualidade
desta etapa inicial da Educação Básica.
Para a Coordenadora Municipal da
Educação Infantil, professora Ana Carla Pimenta, “este momento de avaliação
serviu para que todos os gestores, professores, professores de apoio e demais
funcionários pudessem visualizar o quanto é fundamental ouvir a comunidade
escolar para que o planejamento do trabalho com as crianças seja cada vez mais
coerente com as necessidades educacionais dentro dos parâmetros de cuidar e
educar”. “Estar atento aos reflexos das ações educacionais e dar voz e vez aos
familiares, responsáveis, professores e comunidade local, permite a real
construção de uma Educação Infantil de qualidade”, afirmou.
A Avaliação dos Indicadores da
Qualidade na Educação Infantil é uma ação em cumprimento a Lei nº 792/2014 que
aprova o Plano Municipal de Educação, em que, na Meta 1, estratégia 1.6,
determina: “Implantar, a partir do 1º ano de vigência deste plano, com base nos
referendos legais uma política de avaliação democrática anual, a fim de aferir
infraestrutura, gestão de pessoal, quadro de pessoal, condições de gestão, os
recursos pedagógicos e acessibilidade, dentre outros aspectos relevantes”.