Estes equipamentos foram doados pelo Hospital Sírio-Libanês e serão instalados nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município.
O projeto funciona da seguinte maneira: o médico clínico da Unidade, durante a consulta, observará se o paciente necessita de atendimento com especialista. Caso haja necessidade, o próprio médico agenda a consulta com a especialidade do Hospital Sírio-libanês via sistema, e no dia marcado, o paciente participa da teleconsulta acompanhado pelo clínico da UBS. As especialidades disponíveis no projeto são: endocrinologista adulto e infantil, cardiologista, neurologista adulto e infantil, fisiatra, psiquiatra adulto e infantil, médico da família e nutricionista.
De acordo com a Secretária de Saúde, Sílvia Carneiro, a expectativa é que o Programa Telenordeste traga melhorias significativas para o sistema de saúde de Mairi, proporcionando um atendimento mais ágil dentro de uma linha de cuidado, sem a necessidade de se deslocar para outro lugares e garantindo que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde.
Essa é mais uma ação da Prefeitura para garantir melhorias em seus serviços, com investimento em tecnologia, educação permanente e capacitações profissionais com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Vale destacar também, que a implantação da Telemedicina em Mairi contribuirá para a diminuição do tempo de espera para consulta com especialistas. Com essa iniciativa inovadora, a Prefeitura de Mairi reafirma seu compromisso em buscar soluções modernas e eficientes para os desafios enfrentados na área da saúde.