Mr Ynet

Mr Ynet

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Alerta epidemiológico

 


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica Municipal alerta sobre o cenário epidemiológico atual na Bahia no qual foi observado que na Semana Epidemiológica 44/2023, foram confirmados 874 casos, representando um aumento de 35,5%em relação à semana anterior, quando foram registrados 645 casos.

 E que, nas últimas quatro (04) semanas epidemiológicas houve um aumento sustentado no número de casos novos confirmados. Nesse sentido, faz-se necessário o contínuo monitoramento e a manutenção de medidas destinadas para o controle e prevenção da doença.

Atualmente em nosso município temos 01 caso ativo, que segue estável em isolamento domiciliar.

Por conta do aumento no número de casos, reforçamos a importância de intensificar as medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19, como completar o esquema vacinal, com especial atenção às doses de reforço, além do reforço das medidas de prevenção como higienização das mãos, etiqueta respiratória e uso das máscaras, especialmente para pessoas de grupos vulneráveis ou que apresentem sintomas gripais.

Com o aparecimento de sintomas gripais (pelo menos dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos) o indivíduo deverá procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, utilizando a máscara e evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer sintomático. Salientamos que os testes rápidos e vacinas estão todas as Unidades de Saúde de saúde da família do Município.